quinta-feira, 17 de maio de 2012

Paixão a flor da pele - (Wicker Park) - 2004


Lembro de ter gostado bastante de XEQUE-MATE (2006) do diretor PAUL MCGUIGAN, por ser um filme com um roteiro muito bem construído, inclusive tenho vontade de vê-lo novamente pois não tenho ele tão fresco na memória.  Nesse PAIXÃO A FLOR DA PELE (2004), título completamente infeliz, diga-se de passagem, temos a história de um jovem executivo de publicidade de Chicago, que prestes a viajar para fechar um grande negócio, vê uma mulher que acredita ser o seu amor de alguns anos e acaba tornando isso uma obsessão.


Depois de um certo incômodo com a montagem de mosaicos usada insistentemente pelo diretor no início do filme, comecei a tentar me interessar pela história, pois a beleza estonteante de DIANE KRUGER, a Helena do filme TROIA (2004), me obrigou a continuar focado na história que vai se tornando um caso frustado de procura, em um mistério intrincado e confuso, que só deixa a sua solução para o final, com revelações totalmente inesperadas e o efeito de junção de um quebra-cabeça do qual nem tínhamos conhecimento. O filme também conta com a atriz ROSE BYRNE que está linda e muito bem em MISSÃO MADRINHA DE CASAMENTO (2011).


Em um momento do filme, o diretor usa um recurso que me agradou bastante, quando a é feita a desconstrução da maquiagem da atriz através da utilização da câmera rebobinada, mesclado com o mosaico, mas ao mesmo tempo, ele deixa passar a chance de usar novamente o seu efeito mosaico em uma cena mais para o final do filme, no parque, quando ele usa novamente a divisão da tela, mas não aproveita para continuar usando o efeito para mostrar o desencontro de seus personagens, uma pena.


O filme é uma refilmagem de L'APPARTEMENT (1996) e o restaurante no qual o protagonista vê sua amada falando ao telefone, se chama Bellucci, uma homenagem a MONICA BELLUCCI que é o personagem feminino do filme original.


Acredito que eu devesse estar com a sensação de ter visto um filme inteligente e com um roteiro super bem amarrado, contudo, basear essa amarração fantástica do roteiro em alguns momentos de pura sorte, deixa o argumento um tanto quanto frágil na minha opinião, além do diretor ter desperdiçado a chance, de fazer com que seu público se apaixonasse mais por seus personagens e pelos sentimentos dos mesmos.


Minha Nota: 6.4
IMDB: 6.9

Nenhum comentário:

Postar um comentário