terça-feira, 19 de junho de 2012

Monamour - (Monamour) - 2006


Continuando minha peregrinação através do universo do diretor italiano TINTO BRASS, decidi colocar na frente na minha lista de prioridades esse MONAMOUR (2006) por ser um trabalho mais recente e também, por não ter me dado muito bem com o trabalho mais velho do diretor que eu havia visto até então, NEROSUBIANCO (1969).

Nesse filme, um jornalista de uma pequena editora de Milão viaja para uma feira de livros com sua mulher, contudo, a mesma está passando por uma crise de carência, achando que seu casamento não é mais como antes.

Já de cara, elementos comuns da filmografia do diretor podem ser notados. A utilização dos focos em pequenos espelhos, o erotismo em quase todas as cenas apresentadas, a beleza do corpo feminino mostrada sem pudor nenhum, o foco amplo da câmera fixa em um ponto central da sala. Além disso, o diretor aborda novamente a ideia de que o ciúmes são o tempero do amor e que sem ele, não existe o desejo.

Talvez, apenas o exagero, que pode ser visto no excesso de movimentação durante as cenas de sexo, constantemente os vestidos sendo levantados, enfim, acredito que isso tire para mim, a seriedade e veracidade das cenas, mas não resta dúvida que a carga erótica das obras do diretor, é garantida e também, é impressionante como ele consegue contar uma história repleta de simbolismos e lírica muitas vezes.

Minha Nota: 5.2
IMDB: 5.4

Nenhum comentário:

Postar um comentário