sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Baixio das bestas - (Baixio das bestas) - 2006



Filme do diretor pernambucano CLÁUDIO ASSIS autor do premiado AMARELO MANGA (2002) e que conta a história de um rapaz que se apaixona por uma adolescente, explorada por seu avô, que a leva a um posto de gasolina, para mostrá-la nua para quem lhe pague por isso.

Os trabalhos do diretor, sempre tem como pano de fundo, cenários sofridos do norte brasileiro, mostrando toda a pobreza e falta de recursos de seus habitantes. Nesse BAIXIO DAS BESTAS (2006), o diretor mostra um grupo de jovens que tentam se refugiar de suas vidas miseráveis, através das drogas, violência e sexo.

Como em seu trabalho anterior, Cláudio incomoda com a forma que mostra a violência, como contra a prostituta que é agredida durante uma festa ou mesmo nas cenas em que a jovem  é explorada por seu avô em todos os sentidos. 

O filme não se prende a seu roteiro, não sendo uma obra de amor. Mas tenta mostrar, acredito eu, os efeitos que o meio de vida de seus personagens levam, tem em suas vidas, resultando em diversos momentos, em violência de toda a espécie. Seja a violência demonstrada pelos adolescentes com as prostitutas, seja do avô para com sua neta ou através da amargura que o personagem demonstra o tempo todo pela vida.

Incomoda e serve como mais um documento dessa região do Brasil que ainda parece abandonada por nossos governantes. O filme recebeu prêmios de Melhor filme, atriz, ator coadjuvante e atriz coadjuvante no festival de Brasília e no Grande Prêmio de Cinema Brasileiro.

Minha Nota: 5.4
IMDB: 5.7

Nenhum comentário:

Postar um comentário