domingo, 23 de setembro de 2012

Contos da Lua Vaga - (Ugetsu monogatari) - 1953


Filme do diretor japonês KENJI MIZOGUCHI, cheguei até a esse CONTOS DA LUA VAGA (1953) graças a um post que li no blog do Ailton Monteiro e realmente, ele tem razão em vários aspectos que comentou, sobre essa obra que é um grande exemplar do cinema oriental.

Em sua história, no início da primavera, no período das Guerras Civis japonesas do século XVI, dois casais tentam aproveitar para enriquecer com seu trabalho.

Desprezando completamente o perigo que a guerra trouxe, eles se dedicam ao trabalho em tempo integral e buscam meios alternativos de chegarem a cidade para conseguir comercializar seus produtos cerâmicos. Dos dois casais, os homens são os principais sonhadores, um, com o objetivo de ficar rico e poder presentear sua esposa com roupas caras e o outro, sonha em se tornar famoso, se tornando um samurai importante.

As mulheres tentam ser o ponto seguro dos homens, tentando lhes alertar quanto aos perigos que lhes reservam esses sonhos, mas acaba sendo em vão. O diretor nos mostra que somente através do sofrimento, é possível adquirir um aprendizado. É fantástico como sem a utilização de recursos de efeitos especiais, o ele consegue nos passar a atmosfera que deseja, alterando essa atmosfera apenas através da direção de seus atores.

O que me incomoda e sempre incomodou no cinema tradicional oriental, é o fato da interpretação exagerada e particularmente nessa obra, a constância com que o som é aplicado ao fundo do filme, de forma constante e hipnótica.

Minha Nota: 6.0
IMDB: 8.2

Nenhum comentário:

Postar um comentário