terça-feira, 23 de outubro de 2012

Erva do rato, A - (A erva do rato) - 2008


Filme do diretor Carioca JÚLIO BRESSANE em parceria com ROSA DIAS e que conta a estranha história de um homem que propões a uma mulher, que acabou de conhecer em um cemitério a beira-mar, que lhe permita que ele cuide dela e ela aceita a oferta, assim, os dois passam a viver juntos.

Todo o filme é permeado por uma atmosfera de estranheza. Seja por seu início de história totalmente inimaginável e sem nexo, seja nas infindáveis transcrições que o personagem de SELTON MELO dita para ALESSANDRA NEGRINI sobre os mais diversos assuntos ou mesmo pelas seções de fotografia as quais ele a submete.

Esse clima, na minha opinião, serve para incomodar muito o espectador, pelo menos eu me senti assim, incomodado. Tentei ver algum sentido por trás do que via na tela. Talvez o recurso de fotografar a mulher, seja uma forma de aproximação que o protagonista busca, sem se envolver com sua esposa, mas o que não faz sentido em toda a coisa, são os motivos pelos quais ele não quer essa aproximação.


Enfim, o filme acaba se perdendo na beleza das fotos do corpo nu que são exibidas, no sonambolism de Alessandra e na presença e tentativa de capturar o rato que está roendo as fotos de sua amada. Uma frase citada no filme talvez, seja a única recordação que vale a pena levar da obra, que infelizmente não conseguiu me conquistar nem de longe. "Nada dura nesse mundo, nem mesmo os nossos problemas".


Minha Nota: 4.8
IMDB: 6.8

Nenhum comentário:

Postar um comentário