terça-feira, 16 de outubro de 2012

Fabuloso Destino de Amélie Poulain, O - (Le fabuleux destin d'Amélie Poulain) - 2001


Trabalho do diretor francês JEAN-PIERRE JEUNET que conta de forma extraordinária a história de uma garota inocente e ingênua em Paris, que decide ajudar aqueles ao seu redor e ao longo do caminho, como uma forma de dar um sentido para a sua vida.

O filme possui uma fotografia que me deixou surpreendido. A muito tempo que não vejo um trabalho tão bem cuidado e de visual tão bonito. O diretor faz o uso frequente de closes de AUDREY TAUTOU, talvez como forma de se aproximar de seu personagem tão solitário ou mesmo para ilustrar um mundo totalmente seu dialogando com a câmera, como que com a sua consciência e ideias.

Apesar de ser classificado como comédia, e trazer o típico humor francês permeando toda sua duração, o filme é delicado, e conta um pouco de como podemos ser felizes com tudo que nos cerca, mas muitas vezes, precisamos de um empurrãozinho para conseguir encontrar essa felicidade. Esse é o papel que assume Amélie, tentando mudar a vida daqueles que a cercam, se identificando com uma justiceira que faz o bem a quem precisa.

Cheguei a me emocionar com a parte final da obra, mas acredito que a atmosfera de fantasia que envolve a obra, faz com que a emoção não seja o principal trufo que o diretor deseja atingir e sim, surpreender seu espectador com as diversas direções que seu filme toma, bem como, se deliciar com os estratagemas criados por sua heroína para atingir seus objetivos.

Uma curiosidade é que os personagens de Amélie e seu amado, conversam apenas uma vez por telefone. O filme foi indicado em várias categorias do Óscar e foi premiado no Globo de Ouro de melhor filme estrangeiro. Ganhou também vários prêmios em festivais como Bafta, César e Toronto.

Minha Nota: 7.8
IMDB: 8.5

Nenhum comentário:

Postar um comentário