quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Mulher objeto - (Mulher objeto) - 1981


Trabalho de direção do consagrado escritor de novelas SÍLVIO DE ABREU que realiza nesse MULHER OBJETO (1981) um trabalho bastante competente e com várias referências aos grandes diretores mundiais como ALFRED HITCHCOCK por exemplo.

Na história, a personagem de HELENA RAMOS, uma das maiores estrelas de nossa pornochanchada, é casada já a algum tempo com seu marido, interpretado por NUNO LEAL MAIA, e não consegue sentir prazer na sua relação conjugal, o rejeitando constantemente. Até em seus sonhos, quase sempre com a temática erótica, ela não consegue chegar ao prazer, o que faz com que ela busque uma forma de curar esse trauma através de análise.

O filme faz várias referências ao mestre Hitchcock, com a utilização dos pombos, lembrando o clássico OS PÁSSAROS (1963) e já começa com uma cena que lembra realmente PSICOSE (1960) também desse diretor. Mas além das referências, que proporcionam um certo prazer para aquelas pessoas que como eu, gostam de reconhecer esse tipo de homenagem nos trabalhos que vejo, o filme conta sua história de uma forma muito eficiente. Fica clara a diferença do personagem de Helena Ramos problemática com sua aura depois de resolver seu problema psicológico.

E é justamente disso que o filme trata. Dos possíveis problemas psicológicos que podem nos afligir por toda a vida, muitas vezes, sem que lembremos de suas origens.

Minha Nota: 6.4
IMDB: 5.9

Nenhum comentário:

Postar um comentário