quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Ichimei - (Hara-Kiri: Death of a Samurai) - 2011


Essa foi a minha primeira experiência com o trabalho do diretor japonês TAKASHI MIIKE e confesso que me senti surpreendido por esse HARA-KIRI: DEATH OF A SAMURAI (2011).

Temos aqui um conto de honra, vingança e desgraça, centrada em um samurai empobrecido que descobre o destino de seu filho, pondo em movimento um confronto tenso de vingança.


Acho que tenho que explicar minha boa impressão sobre a obra. Apesar de uma narrativa bastante lenta, que tenho certeza que desagradará grande parcela de seu público, o filme conta uma história de sofrimento e principalmente de seu protagonista, que é um samurai que apesar de sua dedicação ao seu senhor, depois de terminada a guerra, é obrigado a viver ganhando muito pouco, com pequenos trabalhos que realiza. Ele é um homem bom e se preocupa com sua filha e com o filho de um amigo que se vê obrigado a criar depois de sua morte.

O filme é muito sensível em mostrar a luta que se torna a vida desse samurai, sua filha e o menino que vem a se tornar seu genro. Além disso, o diretor consegue nos prender a atenção, ao contar toda a história de seus personagens através das memórias de seus interlocutores, todos reunidos na casa de um importante senhor feudal sobre o pretexto de conseguir a honra de morrer em seus jardins. Coisas de samurai.

Esse artifício permite que o roteiro nos reserve breves surpresas, mas sem nunca deixar de lado a dramaticidade dos fatos que cercam seus personagens, que são o foco central do diretor. A fotografia do filme é linda. Sombria como os fatos que assolam seus personagens, mas sem esquecer a beleza ao seu redor. Uma história sobre um povo que ficou famoso por sua cultura. Que preservava valore como a honra em uma escala difícil de ser medida por nós ocidentais. Mas que o diretor ainda assim, consegue questionar, funcionando como um advogado do diabo.


Minha Nota: 6.8
IMDB: 7.2

Nenhum comentário:

Postar um comentário