sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Ruby Sparks: A Namorada Perfeita - (Ruby Sparks) - 2012


Filme do diretor americano JONATHAN DAYTON em parceria com sua esposa VALERIE FARIS, os mesmos responsáveis pelo estrondoso sucesso de PEQUENA MISS SHNSHINE (2006), esse RUBY SPARKS: A NAMORADA PERFEITA conta a história de um escritor prodígio, que está passando por uma crise criativa e encontra o amor de uma forma bastante incomum: através da criação de uma personagem que representa seu verdadeiro amor e que se materializa em sua vida.

Com o roteiro da atriz ZOE KAZAN que interpreta o papel da namorada criada a partir do sonho do escritor vivido por PAUL DANO, o filme, apesar de seu elemento fantasia, e de ser uma ideia um pouco parecida com outras já contadas no cinema, é sensível e me tocou na medida certa para que eu possa dizer que gostei.

O clima indie, que é uma característica que também foi usada no trabalho anterior do diretor, está presente, mas só fica ressaltado mesmo quando os personagens vão fazer uma viagem para o interior, nas casa dos pais do escritor.

Mas o que me chamou a atenção, foi a delicadeza com que seus realizadores desenvolveram os personagens. O escritor, um nerd que parece ter tido sorte com seu primeiro romance e da sua personagem, combinam de maneira formidável. Além disso, a recusa do autor em ceder a tentação de poder usar a mulher como um objeto, que lhe sirva de todas as maneiras imagináveis que nós homens normalmente idealizamos para nossas companheiras, é que me chamou a atenção.

Apesar de ter todo o controle sobre sua parceira, o jovem prefere parar de escrever suas ações, para apenas curtir sua criação como uma namorada de verdade. É claro que as coisas dão errado e que ele tenta fazer pequenos ajustes para corrigi-las, mas sempre, levando em conta o amor que sente por sua parceira e o medo de perdê-la por qualquer motivo que seja.

Cheguei a me emocionar quando o filme atinge seu clímax e gostei muito da solução dada para a obra. Claro que o fato de ser um apaixonado por comédias românticas, faz com que minhas impressões sejam as melhores possíveis, mas consigo ver também, que se o assunto tivesse sido levado um pouco mais a sério, poderia render uma obra bem maior.

Minha Nota: 6.8
IMDB: 7.3

Nenhum comentário:

Postar um comentário