segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Batman: O Cavaleiro das Trevas Ressurge - (The Dark Knight Rises) - 2012


E chega ao fim a trilogia dirigida pelo extraordinário diretor britânico CHRISTOPHER NOLAN para o Homem Morcego com esse BATMAN: O CAVALEIRO DAS TREVAS RESSURGE (2012). Um dos filmes mais aclamados do ano e que encerra de forma brilhante esse arco em que o diretor conseguiu colocar seu estilo e ao mesmo tempo, se manter fiel ao personagem que é um dos mais conhecidos e queridos do Universo DC.

Nessa obra, oito anos depois do sumiço de Batman, um novo vilão aparece para oprimir Gotham, e o Cavaleiro das Trevas ressurge para tentar proteger sua uma cidade.

O filme mantém todo o padrão de qualidade de seu antecessor BATMAN - O CAVALEIRO DAS TREVAS (2008) que ainda teve o bônus da interpretação inspirada do ator HEATH LEDGER que veio a falecer pouco depois de seu lançamento. Dessa vez, como vilão, somos apresentados a figura de Bane, interpretado brilhantemente por TOM HARDY, ator da nova geração que sempre que aparece na tela, nos reserva ótimas atuações. 

Na verdade, curti muito as características que Tom utilizou para seu vilão, me fazendo em diversos momentos, me lembrar do personagem que ele fez em BRONSON (2008), contudo, não gostei muito dos urros soltados por CHRISTIAN BALE que acabaram por humanizar um pouco seu Batman, o que não é mostrado no personagem dos quadrinhos. Mas tirando isso, ele consegue ainda ser o melhor Homem Morcego levado as telonas que já presenciei, inclusive, com esse filme, Bale passa a ser o ator que mais vezes interpretou o herói que já teve suas histórias representadas 8 vezes na telona, chegando a três filmes, marca também atingida apenas do Nolan na direção do conhecidíssimo Batman.

Li em algum lugar que o filme consegue seguir num crescendo de cenas de tirar o fôlego e é a mais pura verdade. Logo de início, imaginamos que Nolan não pode ter pensado em nada mais fantástico do que a cena no avião, em que Bane sequestra um físico importante para seu plano, mas ele consegue. Vale dizer que ANNE HATHAWAY está muito bem também no papel de Mulher Gato interpretado antes por MICHELLE PFEIFFER e por HALLE BERRY, sem a enfase na ligação de seu personagem com o felino, que foi utilizada nas duas obras anteriores. 

Acredito que em sua parte final, o filme perdeu um pouco de seu ritmo. A volta do Batman depois de sua clausura e seu confronto final com o vilão, não tem o mesmo peso de seu primeiro encontro. Acho que o filme se perde um pouco em revelar sua principal surpresa, característica nos filmes de seu diretor, deixando um pouco de lado esse confronto que poderia ser mais grandioso, mas nada que apague o resultado final dessa bela obra.

Minha Nota: 7.4
IMDB: 8.8

Nenhum comentário:

Postar um comentário