sexta-feira, 2 de novembro de 2012

Boca do Lixo - (Boca do Lixo) - 2010


Filme do diretor carioca FLÁVIO FREDERICO, esse BOCA DO LIXO (2010) é adaptado a partir da autobiografia do então Rei da Boca do Lixo (uma região no centro de São Paulo dos anos cinquenta conhecida pelos seus clubes noturnos) que iniciou de forma organizada a prostituição e o tráfico de drogas nessa região.

Com a interpretação sempre competente de DANIEL DE OLIVEIRA, o filme conta a trajetória, regada a mulheres, bebidas e droga, pela qual seu personagem passou. 

A direção de Flávio é firme e trata de contar a história, desse personagem controverso, digo controverso pois o diretor começa seu filme, com uma negativa a esse título, que é requisitado por aquele que posteriormente conheceríamos como o seu maior inimigo, mas de qualquer forma, o diretor nos mostra seu personagem se enfiando no vício. Que se adapta ao surgimento sempre de novas drogas. Talvez para dar uma melhor noção da época, tenha escolhido em uma certa parte do filme, pela fotografia em preto e branco.

Acredito que um dos problemas do filme, talvez seja a frieza com que o personagem é traduzido, o que poderia ser uma característica dele, mas que na tela, se traduz em algumas mortes, das quais ele pessoalmente foi o responsável, mas que que passam na tela, sem se diferenciar, seja a morte de um homem que o provocou no bar, seja a morte de seu amigo de infância. Nada tem qualquer impacto sobre o protagonista, a não ser o ódio que ele demonstra nessas horas.

Não existe também, uma preocupação muito rígida com o tempo em que os fatos ocorrem, mesmo o diretor utilizando o recurso de nos informar o ano em que eles acontecem e não é revelado, quem fica por trás dos negócios quando seu protagonista não está por perto ou está fugindo da polícia.

Minha Nota: 6.0
IMDB: 5.7

Nenhum comentário:

Postar um comentário