sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Os Infratores - (Lawless) - 2012


Filme do diretor australiano JOHN HILLCOAT que vem ganhando mais e mais destaque tanto junto ao público quanto com a crítica graças a repercussão de seus trabalhos, como foi o caso de A ESTRADA (2009) que ainda preciso assistir.

Esse OS INFRATORES (2012), baseado em fatos reais e no livro escrito pelo neto do personagem vivido por SHIA LABEOUF, se passa na época da Depressão, com a instituição da lei seca, e conta a história de uma família de produtores e contrabandistas de bebidas que é ameaçada por uma nova autoridade que chegou a pouco tempo na cidade.

Confesso que no início, não me agradou muito a ideia que é praticamente a mesma de vários outros filmes sobre a produção de bebidas durante a lei seca americana, que entraram para a memória afetiva de muitas pessoas. Mas o diretor John Hillcoat e seu elenco composto por estrelas que emprestam apenas qualidades para cada personagem da trama, conquista o espectador mais desavisado.

TOM HARDY aparece novamente na tela, com uma interpretação completamente diferente de tudo que ele já fez, o que mostra o quanto esse ator tem potencial para crescer mais e mais. GUY PEARCE empresta ao vilão da obra, uma crueldade que incomoda o espectador, fazendo com que torçamos para que algo o pare e impeça seus desmandos. A belíssima e sedutora JÉSSICA CHASTAIN está de volta com uma interpretação segura e sedutora, além de linda como sempre. Acho que é melhor parar por aqui, pois o filme é repleto de boas interpretações, o que colabora muito para o resultado final.

A violência gráfica é gritante, o que pode não ser considerado como qualidade por algumas pessoas. E o que me incomodou um pouco no filme, mas isso é culpa da história e não do diretor ou mesmo do ator Shia Labeouf, é a fragilidade de seu personagem, que em meio a um negócio tão arriscado e sério, se recusa a assumir essa postura frente aos negócios, sempre muito inconsequente, o que acaba se revelando uma qualidade no decorrer do filme, mas a mim irritou bastante. 

Minha Nota: 7.4
IMDB: 7.5

Nenhum comentário:

Postar um comentário