quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

Calígula - (Caligola) - 1979



Dentre os filmes que me comprometi a visitar da filmografia diretor italiano TINTO BRASS estava esse CALÍGULA (1979) que traz detalhes e o ponto de vista particular de seus diretores, sobre a história chocante do mais inegavelmente polêmico e cruel César de Roma, Gaius Germanicus Caligula. Digo de seus diretores, pois Tinto divide a direção desse filme com os italianos BOB GUCCIONE e GIANCARLO LUI.

O filme se inicia com a frase "Que lucro teria um homem ao ganhar o mundo inteiro e perder a sua própria alma?" Marcos 8:36 e a partir daí, temos uma descrição minuciosa de toda a loucura que dominou o imperador Calígula durante o tempo que durou seu governo a frente do império romano, desde a sua obsessão por perder o trono, seu relacionamento com sua irmã e adoração por seu cavalo. 

Na maior parte da projeção, o clima da obra segue pela promiscuidade que permeava a época e o governo de Calígula, o que naturalmente indica ninguém melhor do que o diretor TINTO BRASS para reger essa orquestra de orgias e depravação, contudo, o filme perde no que diz respeito a ser encarado como uma obra confiável, pois o caráter alegórico, que comumente é utilizado pelo diretor, nos faz encarar as cenas mais absurdas e dantescas mostradas, com uma certa aura de leveza, visto que sua exibição acontece de forma fluída a trama, talvez com a normalidade que era pertinente a essas atitudes do imperador.


A megalomania, determinações muitas vezes cruéis e absurdas, são vistas a todo instante mas mesmo nos apresentando algo que já esperado, o filme se resume em uma ode sexual, como a maioria dos trabalhos do diretor, não acrescentando nada além de erotismo para seu público, apesar da maioria dos fatos mostrados, estejam realmente ligados a realidade dos fatos históricos.

Me vejo obrigado a ressaltar a fantástica atuação de MALCOLM MCDOWELL no papel de Calígula e a beleza da atriz inglesa que interpreta dua irmã TERESA ANN SAVOY, velha conhecida de Tinto.

Minha Nota: 4.6
IMDB: 5.0

Nenhum comentário:

Postar um comentário