quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

Um Olhar do Paraíso - (The Lovely Bones) - 2009



Filme do diretor neo zelandês PETER JACKSON que ficou mundialmente conhecido por sua trilogia baseada na obra de Tolkien e que está lançando esse final de ano seu trabalho mais recente, O HOBBIT: UMA JORNADA INESPERADA.

No filme, uma garota de 14 anos está voltando para casa quando é abordada por seu vizinho que a convence a entrar em um abrigo que ele construiu e lá ela é assassinada. Seus pais tem dificuldades em lidar com a dor da perda, seu assassino, tem que apagar seus rastros e planeja novas investidas e enquanto isso, a garota observa tudo a sua volta, até que esteja preparada para seguir o seu caminho.

Das características que depois se tornaram marca registrada de Jackson, podemos presenciar paisagens fantásticas que se alternam o tempo todo, no lugar que podemos chamar de purgatório, em que a garota fica vagando enquanto no se livra dos sentimentos do ódio que nutre pelo seu assassino, de vontade de fazer uma série de coisas que não fez ainda em vida, enfim, de tudo que ainda a mantém ligada a sua vida terrena.

O filme conta com a então desconhecida e bela atriz SAOIRSE RONAN, adolescente que interpreta a protagonista da obra, com a presença de um ator que não gosto e que novamente não me convenceu no papel de pai principalmente, MARK WAHLBERG e ainda com a carismática, sensual, além de muito talentosa, RACHEL WEISZ. Para completar, ainda temos de brinde a brilhante SUSAN SARANDON que está fantástica com a avó da família, moderna, alcoólatra, mas em um personagem que tem a função de trazer a carga cômica e de descontração tão necessárias a trama e sem falar da bela atuação de STANLEY TUCCI no papel do vizinho assassino.

Sempre acho discutível essas obras que abordam uma visão espiritualista, seja de seus diretores ou mesmo dos que a escreveram. Não consigo engolir com facilidade, o fato das garotas estarem prontas para partir, todas juntas por exemplo, mas de qualquer forma, o diretor tenta nos conquistar ao trazer um filme multi facetado, com elementos de suspense, um crime que pode ser desvendado a qualquer momento e um assassino que tem que ser detido, sem contar no drama familiar que se instala nessas pessoas, que tem muita dificuldade em aceitar uma morte tão prematura.

Os cenários de Jackson podem marcar alguns espectadores, mas no final das contas, a obra me pareceu um tanto quanto irregular. A obra teve várias indicações, dentre elas Melhor Ator Coadjuvante para STANLEY TUCCI tanto no Óscar quanto no Globo de Ouro.

Minha Nota: 6.2
IMDB: 6.6

Nenhum comentário:

Postar um comentário