sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

Pulp Fiction - Tempo de Violência - (Pulp Fiction) - 1994


PULP FICTION - TEMPO DE VIOLÊNCIA (1994) é apenas o segundo longa metragem do diretor QUENTIN TARANTINO e mostra exatamente por que o jovem se tornou um dos diretores mais conceituados e populares da história do cinema.

O filme passeia entre as vidas de dois homens da máfia, um lutador de boxe, a esposa de um gangster e um par de bandidos que se entrelaçam em quatro contos de violência e redenção.

Ontem a noite, vi que não ia conseguir dormir rapidamente e resolvi assistir um filme para que o sono viesse mais facilmente. Eu já havia visto o filme e tinha em minha memória algumas cenas antológicas mas não tinha claramente na cabeça todo o enredo dessa obra prima.

É muito difícil apontar tudo que é mérito nesse espetáculo que nos é apresentado pelo diretor. Um roteiro que é contato em espiral, pois sua história começa a ser contada da metade da obra, para terminar também nessa mesma metade já é uma sacada absolutamente fantástica. 

Soma-se uma coleção de cenas, que parecem ter sido desenhadas na cabeça do diretor, que sempre nos surpreende com câmeras inovadoras e que fazem todo o sentido. Como a câmera a partir do chão, no momento em que uma criança escuta a história de como o relógio de seu pai chegou a até ele, as diversas cenas em que a câmera acompanha seus personagens de forma fluida, proporcionando sempre algo novo e inesperado.

As músicas servindo ao propósito de pano de fundo para o espetáculo visual que vemos extasiados e uma história, que na verdade, funciona perfeitamente pois o diretor pode colocar aqueles diálogos longos e aparentemente sem propósito que dão o tom de sarcasmo e envolventes. Um filme praticamente perfeito, que se peca em algum ponto, o que na minha opinião não acontece, é o de não ter interpretações fantásticas, mas por que todos os seus personagens e atores, apenas servem a história que por si só, já é brilhante e olha que o time de atores é de respeito, com JOHN TRAVOLTA, SAMUEL L. JACKSON, BRUCE WILLIS e UMA THRUMAN, isso para citgar apenas os grandes nomes, pois Tarantino ainda tem um grupo de atores que parecem acompanhar o diretor em praticamente todas as suas obras, como é o caso de PTER GREENE, STEVE BUSCEMI e CHRISTOPHER WALKEN.

O filme ganhou o Óscar de Roteiro Original e foi indicado ainda nas categorias, Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Ator para John Travolta, Melhor Coadjuvante para Samuel L. Jackson e Melhor Atriz Coadjuvante para Uma Thruman, além de faturar outros 58 prêmios em outros festivais como a Palma de Ouro em Cannes por exemplo.


Minha Nota: 9.6
IMDB: 9.0

Nenhum comentário:

Postar um comentário