terça-feira, 18 de dezembro de 2012

Todas as crianças são especiais - (Taare Zameen Par) - 2007


Dessa vez caiu em minhas mãos um filme indiano que é o primeiro trabalho na direção do também indiano AAMIR KHAN e que conta a história de um garoto de oito anos disperso, preguiçoso e encrenqueiro, que é enviado a um colégio interno como punição e para tentar melhorar o seu aprendizado. É quando encontra um professor com determinação, paciência para descobrir o problema real por trás daquela criança especial.

O filme é encantador em grande parte e confesso que cheguei as lágrimas em vários momentos da projeção que tem uma trilha sonora que vai de momentos fantásticos, em que a música e a letra se mesclam com a cena que está sendo exibida, o que é muito interessante, até momentos em que o exagero em sua utilização, que é uma característica marcante do cinema indiano, acaba sendo exagerado e desnecessário, incomodando muito o seu espectador, mas não tirando o brilho dessa bela trilha sonora.

Na minha opinião a obra só não é perfeita, por que a sua duração torna o filme cansativo. Outro fator que não me agradou muito é que a interpretação da criança que faz o personagem principal da trama, é interessante na primeira parte do filme, mas perde muito de seu brilho na sua parte final. Tudo bem que essa parece ser exatamente a intenção de seu diretor, que nesse momento quer mostrar o importante papel do professor, que inclusive é interpretado por ele mesmo e que mostra a todos, inclusive aos pais, que seu filho é uma criança especial, como todas as crianças do mundo são.

Nesse momento inclusive, o diretor aproveita para mostrar como a sociedade em que vivemos, valoriza apenas a competitividade e a possibilidade de lucro na formação de futuros profissionais de sucesso e não de seres humanos completos, como quer o pai do garoto e ao mesmo tempo, de certa forma poupa a mãe, interpretada pela bela da atriz indiana TISCA CHOPRA, que é o personagem que juntamente com o irmão mais velho, demonstram mais carinho pelo jovem garoto problemático.

Uma frase muito interessante de autoria de Oscar Wilde que é usada pelo professor em um determinado momento do filme é "De que serve uma pessoa que sabe o preço de tudo e não conhece o valor de nada", mostrando que não adianta tirar ótimas notas e aprender tudo que é passado no tempo que a escola exige, se não formarmos um cidadão que traga consigo seus valores mais profundos.

O filme ganhou 13 prêmios e mais 15 indicações em 4 festivais pelo oriente a fora.

Minha Nota: 7.0
IMDB: 8.4

Nenhum comentário:

Postar um comentário