quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

Inimigos Públicos - (Public Enemies) - 2009



INIMIGOS PÚBLICOS (2009) o trabalho mais recente do conceituado diretor americano MICHAEL MANN que trás em seu currículo, sucessos como COLATERAL (2004), ALI (2001), O INFORMANTE (1995), FOGO CONTRA FOGO (1992) e O ÚLTIMO DOS MOICANOS (1992).

Aqui ele conta a história da luta dos agentes do FBI contra uma série de gângster responsáveis por uma onda de assaltos e violência que afligia os Estados Unidos nos anos 30, após a quebra da bolsa em 1929.

Nomes como JOHNNY DEPP, CHANNING TATUM e CHRISTIAN BALE abrilhantam a obra que é baseado em uma das muitas histórias que fazem parte da vida de todos os americanos e que apesar de tantas estrelas, o que possivelmente tornaria fácil o reconhecimento de seus personagens, me pareceu confuso para entender como todos eles funcionavam dentro da trama. Além disso, acho que senti falta de uma trilha sonora que mexesse com as minhas emoções nos momentos de mudança de trama que acontecem com frequência, inclusive, li uma matéria sensacional sobre o quanto os efeitos sonoros desse filme, são discutidos por especialistas. Fiquei sabendo que Mann é tão minucioso em suas obras, que já chegou ao ponto de pedir aos técnicos de som de suas obras, para alterar o volume de uma determinada sílaba dita por um de seus personagens, para que a frase tivesse o efeito imaginado por ele diretor.

Talvez por isso eu já tivesse lido em vários lugares, a respeito da função fundamental que o som tem nessa obra.


Em alguns momentos podemo ver que a opinião pública não era totalmente desfavorável aos fora da lei mostrados no filme, pois o filme mostra que o principal interesse desses homens, não é no dinheiro do público, mas sim dos cofres bancários. Parece que os supostos vilões, se tornaram a projeção da vontade do povo contra seus governantes, que causaram a crise que afetou principalmente as classes mais desfavorecidas da população.


A história é muito interessante e acho que poderia ter sido dado mais ênfase para momentos que são folclóricos, como a cena em que o Deep, o gângster mais procurado do país, entra no FBI e passeia pela sala quase vazia sem que ninguém se incomode. 

Minha Nota: 6.4
IMDB: 7.0

Nenhum comentário:

Postar um comentário