terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Holy Motors - (Holy Motors) - 2012


Filme do diretor francês LEO CARAX autor de outros trabalhos que não conheço e que acabei assistindo graças ao comentário entusiasmado de Pablo Vilaça publicado em seu site Cinema em Cena.

O filme nos faz acompanhar um dia na vida de um misterioso homem que passa de um personagem para outro, representando tipos como um capitão de indústria, um assassino, um mendigo, um homem de família e até mesmo um monstro entre outros. Sendo levado de um compromisso ao outro em sua luxuosa limousine pela bela Paris.

Uma sensação de estranheza e confusão permeia toda a película, mas também uma certa curiosidade, sobre as motivações de seu protagonista, fazem com que acompanhemos atentamente sua história, no intuito de desvendar o que de real existe ali ou quem está por trás de seus atos. As explicações surgem, mas da mesma forma com que toda a trama nos é mostrada, misteriosa e lentamente.

Talvez seja essa a intenção de seu diretor, pois assim, ele proporciona ao seu público, a experiência de contemplar, sem que necessariamente, todos os seus atos ou toda a sua história se justifiquem. É o exercício de observar e absorver cada cena com tudo que ela nos proporciona, despido de qualquer trilha sonora mas repleto de sons diegéticos nos colocando mais e mais dentro do filme.

A interpretação de DENIS LAVANT é digna de se comentar, se mostrando diferente a cada personagem que interpreta, inclusive alterando seu timbre de voz no decorrer da película, demonstrando todo o cansaço físico e emocional que seu personagem acumula no decorrer do dia.

O filme é repleto de simbolismos e talvez o grande segredo dessa simbologia esteja em seu início e não em seu desenvolvimento, quando o protagonista mergulha em uma porta recém aberta em uma parede coberta por um papel de decoração, representando nós espectadores, que estamos prestes a mergulhar em um filme e como seu protagonista cita em determinado momento, "A beleza está nos olhos de quem vê".

Quanto aos problemas, acredito que o projeto é mais ambicioso do que o resultado que realmente alcança. A falta de uma história mais clara e de fácil entendimento, certamente vai causar um incômodo, além disso, pode causar a decepção do não entendimento de toda a simbologia por trás do filme.

Minha Nota: 6.4
IMDB: 7.2

Nenhum comentário:

Postar um comentário