terça-feira, 29 de janeiro de 2013

O lado bom da vida - (Silver Linings Playbook) - 2012


Filme do diretor DAVID O. RUSSELL responsável por trabalhos aclamados como TRÊS REIS (1999), que ainda não vi mas está na minha lista de prioridades e o consagrado vencedor de Óscars O VENCEDOR (2010).

Nesse O LADO BOM DA VIDA (2012), temos a história de um ex-professor de história que fica internado por uma longa temporada em uma instituição mental, depois de um episódio de traição que o deixa completamente transtornado. Ao sair do hospital ele volta para a casa de seus pais e tenta se reconciliar com sua ex-esposa, contudo, mas coisas começam a se complicar depois que ele conhece uma jovem, também recém saída de um tratamento psicológico, que se aproxima dele na busca por amizade.

Digamos que o filme se destaca bastante por ser um filme de atores. Podemos presenciar uma atuação sensacional de BRADLEY COOPER que interpreta o protagonista da trama, da sempre ótima JENNIFER LAWRENCE e para compor o elenco, temos a presença de luxo de um ROBERT DE NIRO com alguns tons que puderam já ser vistos nas comédias ENTRANDO NUMA FRIA (2000) mas agora um pai com remorso por não ter sido presente na vida do filho problemático.

Além das interpretações já mencionadas, o filme consegue se manter perfeitamente entre o tom de comédia e drama, o que pode ser considerado tanto um mérito do diretor quanto as atuações de seus atores. Além disso, a empatia entre seus protagonistas, conseguem fazer com que nos emocionemos pelos destinos desses personagens. Muito engraçado a forma que o diretor escolhe para nos mostrar que cada um a sua maneira, somos seres cheios de nossas pequenas loucuras, tocs, manias, vícios e assim,  não podemos tentar nos manter completamente alheios as dificuldades sociais que as outras pessoas possam enfrentar.

Talvez apenas o final da trama, que caminha para o concurso de dança tão esperado no filme, é a parte mais fraca da obra. Isso pode ser um artifício criado pelo diretor, para quebrar o clima de comédia que até então ditava a toada do filme e em sua parte final, ele precisa de um espaço, para que tenhamos a catarse de emoções que viemos acumulando durante toda a projeção. 

O filme já recebeu diversos prêmios pelo mundo e ainda venceu o Globo de Ouro de Melhor Atriz em Comédias/Musicais para JENNIFER LAWRENCE e foi indicado para as categorias de Melhor Filme Comédia/Musical, Melhor Ator Comédia/Musical e Melhor Roteiro e ao Óscar em diversas categorias.

Minha Nota: 7.0
IMDB: 8.1

Nenhum comentário:

Postar um comentário