quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

Star Wars: Episódio V - O Império Contra-Ataca - (Star Wars: Episode V - The Empire Strikes Back) - 1980


Ainda em meu período de férias e atendendo a um pedido de meu filho que quer terminar de ver a saga dos cavalheiros Jedi, coloquei na frente de minha lista esse O IMPÉRIO CONTRA-ATACA (1980). Aproveitando o sucesso de GEORGE LUCAS com o seu incrível e memorável GUERRA NAS ESTRELAS (1977), uma continuação foi escrita e dessa vez por outros roteiristas aproveitando o argumento de Lucas e também com outro diretor no comando, o americano IRVIN KERSHNER.

No filme, os rebeldes continuam fugindo da frota imperial que, sob o comando de Darth Vader, está obcecada na captura do jovem Jedi, com o objetivo de o trazer para o lado negro da força.

O filme tem algumas qualidades que já vem embutidas no pacote. O carisma e a força de seus personagens já criam uma empatia com o público que é o primeiro passo para o sucesso. Outro fator que empolga é a música que está presente em toda a obra e dá a cada sequência do filme, o pano de fundo necessário para aquele momento.

Para quem como eu, ficou incomodado com a cara desfigurada do ator MARK HAMILL nesse filme, não espante. Antes do início das filmagens, o ator sofreu um acidente que o obrigou a fazer várias cirurgias para recuperação de sua face. Com isso, os roteiristas tiveram que alterar a história para que seu personagem também sofresse uma desfiguração.

Apesar de todas as qualidades que tornaram a franquia um sucesso incontestável, achei a trama dessa obra um tanto quanto fraca, o que já era de se esperar de um filme que serve apenas como elo de ligação de uma obra brilhante com a sua conclusão. Além disso, na minha opinião, o diretor não consegue usar bem os seus personagens, não conseguindo um vínculo mais profundo entre eles e se apoiando bastante nos efeitos especiais e na sua trilha sonora. Mas nada disso faz falta para o resultado que é um ótimo filme de ligação para a conclusão de uma saga que deixou saudades, tantas que seu próprio criador 15 anos depois, retornou ao seu projeto com uma ideia fantástica, que dessa vez, ele não deixou para que outras pessoas desenvolvessem.

O filme ganhou os prêmios técnicos de Som e Efeitos especiais no Óscar e teve sua Trilha Sonora indicada tanto no Óscar quanto no Globo de Ouro, ganhando o prêmio de Melhor Trilha Sonora no Grammy.

Minha Nota: 7.2
IMDB: 8.8

Nenhum comentário:

Postar um comentário