domingo, 24 de fevereiro de 2013

Cafundó - (Cafundó) - 2005


Cafundó é um filme que mistura realidade com ficção na vida de João de Camargo, um ex-escravo negro que viveu de 1858 a 1942 em Sorocaba, e que na sua velhice, começou a fazer milagres e fundou uma igreja que até hoje existe, a igreja da água vermelha, uma mistura de candomblé e catolicismo.

Primeiro e único filme em que o ator PAULO BETTI atua atrás da câmera, como diretor, mas também faz uma pontinha em sua obra que ainda conta com a presença do talentoso ator LÁZARO RAMOS e da sensual LEONA CAVALLI nessa história que é uma mistura de história e religião.

O filme é repleto de simbolismos do candomblé e a minha falta de conhecimentos da religião, prejudicam é claro, a compreensão da obra, mas como o cinema é uma linguagem universal, em que vemos uma história e ao terminarmos, formamos nossa opinião sobre o quanto aquela história, seus personagens, sua trilha sonora e as imagens exibidas na tela, nos agradaram e nos marcaram. No caso desse CAFUNDÓ (2005), acredito que dê para se aproveitar a boa interpretação de Lázaro no papel de JOÃO CAMARGO que na verdade, é um preto veio, ou um ser de extrema sabedoria e poder em sua cultura.

Contudo, a falta de clareza no desenrolar da história e a utilização de simbolismo para contá-la, podem pelo menos para mim, ter prejudicado a apreciação, diminuindo bastante o resultado, para um filme comum sobre um homem que realmente se esforçou para ajudar o próximo.

Minha Nota: 5.6
IMDB: 7.0

Nenhum comentário:

Postar um comentário