quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Rain Man - (Rain Man) - 1988



Filme do produtivo diretor BARRY LEVINSON, responsável por diversas obras principalmente nos anos 80 a 2000 como o ótimo SLEEPERS - A VINGANÇA ADORMECIDA (1996) e o fantástico BOM DIA VIETNÃ (1987) que nos conta esse RAIN MAN (1988) a história de um empresário, que depois de perder seu pai, fica sabendo que a herança milionária deixada como espólio, foi para um até então desconhecido interno de uma instituição psiquiátrica, que ele acaba descobrindo ser seu irmão.

A partir daí, temos um show por parte de seus protagonistas, TOM CRUISE que vive o jovem empresário, intempestivo e revoltado, ele intenciona sequestrar seu irmão, na intenção de conseguir metade da herança que ele entende ser direito dele. Como irmão de Cruise, aparece DUSTIN HOFFMAN talvez no melhor papel de sua carreira, fazendo o autista irmão de Cruise, que tem uma série de manias e fobias e que se vê obrigado a conviver com uma situação totalmente nova que é acompanhar seu irmão em uma longa viagem de carro.

Cruise é brilhante na composição de seu personagem, ambicioso, mas que se molda a medida que convive com seu irmão. E a competência dele é tamanha, que conseguimos detestar seu personagem no início do filme, para depois, próximo de seu final, torcermos por ele. Enquanto isso, ficamos maravilhados pela composição dada por Dustin para seu personagem, inclusive, foi ideia dele, a doença vivenciada no filme, além da improvisação em vários momentos, com falas criativas e fantásticas.

O filme ganhou Óscar de Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Ator e Melhor Roteiro Original além do Globo de Ouro de Melhor Filme, Melhor Ator, o Urso de Ouro em Berlin e diversas outras indicações em festivais pelo mundo.

Minha Nota: 7.8
IMDB: 8.0

Nenhum comentário:

Postar um comentário