quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Upside Down - (Upside Down) - 2012


Segundo longa metragem na carreira do cineasta argentino JUAN SOLANAS que conta a história de um jovem que se apaixona, ainda na adolescência, por uma menina de um outro mundo. Eles vivem em mundos com gravidades que puxam em direções opostas. Depois de passados dez anos de uma separação forçada, ele engendra uma perigosa missão para que possa reencontrar seu amor.

Reconheço que o filme tem diversas boas intenções e boas idéias também. Começando por seu roteiro, que é uma ideia nova e interessante de um romance originado entre duas pessoas de mundos diferentes, com gravidades invertidas, mas que tem uma proximidade que permitem que seus habitantes convivam, mas obrigados a seguir diversas regras. A utilização de cores neutras e escuras, nos ambientes representados pelo mundo inferior e pela empresa que se aproveita das riquezas naturais desse mundo e momentos de brilho e cor na tela, apenas nas aparições de KIRSTEN DUNST que como sempre aparece com seu carisma e beleza costumeiros. 

A ideia de separação dos mundos, ainda pode remeter a nossa realidade de países muito ricos e países muito pobres, onde sempre existe a exploração dos mais fracos pelos mais fortes e isso sempre é válido quando acarreta em uma reflexão por parte do público expectador.

Contudo, o que era para ser um grande filme baseado em uma grande ideia, acaba mal realizado, talvez por falta de recursos a serem utilizados, ou mesmo por falta de cuidado na exploração de todo o enredo disponível. Rapidamente ficamos cansados pelo excesso de utilização das câmeras de ponta a cabeça, sem falar na má realização de algumas cenas, com efeitos especiais primários que desvalorizam muito o filme. Outro problema, é que as regras que são impostas, em vários momentos, são deixadas de lado, sempre que se tornam uma barreira para seus realizadores, o que é uma pena.

Para concluir, quando caminha para seu final, o filme fica acelerado, como se seu diretor tivesse pressa em concluir a obra ou pior, não conseguisse ter nenhuma outra ideia para explicar melhor as soluções que ele propõe para sua conclusão, o que é uma pena.

Minha Nota: 5.8
IMDB: 6.4

Nenhum comentário:

Postar um comentário