segunda-feira, 11 de março de 2013

Hitchcock - (Hitchcock) - 2012


Dirigido por SACHA GERVASI, o britânico responsável pela sensível obra O TURISTA (2004), esse HITCHCOCK (2012) conta a história da concepção da obra prima PSICOSE (1959) do mestre do suspense ALFRED HITCHCOCK. Como pano de fundo para a história da escolha do tema até os cortes finais do filme, temos a relação de Alfred com a a sua esposa ALMA REVILLE, que sempre teve um papel fundamental na carreira do diretor, pelo menos, como é contado na obra.

Nunca fui muito fã de Hitchcock mas é impressionante a interpretação que o ator ANTHONY HOPKINS dá para o diretor. Trejeitos próprios de um típico inglês de alta classe, sua ansiedade que era descarregada em ataques a geladeira, o que não me é nada estranho.

Outro fator positivo é que o filme consegue ilustrar o processo de criação de um filme, podendo gerar uma versão que é apresentada para a censura e que não tem impacto algum, para depois de editado a duas mãos por Hitchcock e sua esposa, se tornar o clássico que se tornou.

A presença da belíssima e sedutora SCARLETT JOHANSSON tem sempre que ser exaltada, mas é HELEN MIRREN quem rouba a cena, interpretando a esposa do famoso diretor, com todos os seus dramas pessoais. A atriz na vida real, é casada com um diretor de Hollywood, o que dizem, facilitou na composição do seu personagem que lhe rendeu o a indicação ao prêmio de Melhor Atriz do Bafta. O filme também concorreu por Melhor Maquiagem no Óscar.

Na minha opinião, faltou ao diretor exibir melhor os méritos de Hitchcock na direção, pois na sua obra, fica a impressão de que ele é uma pessoa sem inspiração e perdida em meio ao que quer apresentar, o que sabemos através de suas obras, que não é bem assim.

Minha Nota: 6.2
IMDB: 7.0

Nenhum comentário:

Postar um comentário