sábado, 30 de março de 2013

O homem do ano - (O homem do ano) - 2003


Eu já havia visto esse filme a uns dois anos atrás, mas queria muito revê-lo depois de ter visto outro trabalho do diretor JOSÉ HENRIQUE FONSECA que nos conta nesse O HOMEM DO ANO (2003), uma história que se inicia, segundo seu protagonista, a partir de uma aposta inofensiva entre amigos, que acaba por transformar seu protagonista em um assassino de bandidos, aclamado no bairro em que vive, e que tem sua história completamente mudada.

Não tem como não notar e exaltar a composição de personagem fantástica feita pelo ator carioca MURILO BENÍCIO para seu protagonista. Mais novo e magro, criando uma postura toda particular de boca para seu personagem, ele consegue emprestar sua cara enigmática para um personagem igualmente enigmático, confuso, que segue a vida da forma que ela se apresenta.

A presença de beldades como MARIANA XIMENES e CLÁUDIA ABREU são muito bem vindas. Bem como ótimo elenco de apoio composto por JORGE DÓRIA, ANDRÉ GONÇALVES, LÁZARO RAMOS, PAULINHO MOSKA, JOSÉ WILKER e AGILDO RIBEIRO.

O filme trata a violência, e diversos outros aspectos da vida de forma ambígua, o que faz com que ele cresça muito na sua apreciação. Ele propõe a discussão da violência e da segurança de uma forma forte, que leva aos extremos a necessidade de se tomar uma atitude quando as autoridades responsáveis não se apresentam quando são requisitadas.

Contudo, o filme consegue ainda colocar em discussão, até onde estamos preparados para as consequências que essa justiça com as próprias mãos, pode levar o ser humano. Além disso, o fato de matar outra pessoa começa a ser uma ato sem consequências para seu protagonista, o que mexe profundamente com sua cabeça. Ele começa a trafegar sobre um fio muito fino entre o certo e o errado, entre a loucura e a sanidade.

Minha Nota: 7.0
IMDB: 7.6

Nenhum comentário:

Postar um comentário