quinta-feira, 11 de abril de 2013

A Doce Vida - (La dolce vita) - 1960


Filme do cineasta italiano considerado uma lenda do cinema FREDERICO FELLINI com trabalhos aclamadíssimos e que nos apresenta nesse A DOCE VIDA (1960) um trabalho que conta uma série de histórias que seguem a semana de um jornalista sensacionalista em Roma.

Para conseguir ver todo o filme, levei cerca de três dias. O principal motivo é o filme ter envelhido muito fortemente, não só pela utilização do pretor e branco, mas também por se tratar de um filme tradicional, e termos de enquadramento e interpretação, apesar de realmente parecer moderno e ousado em seu argumento, contudo, isso pode ser considerado apenas para a época.

Acho que é o primeiro filme que assisto com o galã MARCELLO MASTROIANNI em minha vida e pude comprovar que era realmente um ator muito competente. O filme merece destaque também, por trazer belas mulheres para a tela, que nos enebriam com seus belos rostos em diversos momentos da obra.

Apesar de não ter gostado tanto, por conta desse envelhecimento que senti na obra, me parece que a intenção de FELLINI era retratar que o dinheiro e o poder, o sucesso e a fama, não são garantia de felicidade para ninguém. Por isso, seus personagens são de certa forma vazios e carentes de uma felicidade real, mais tangível, que não é encontrada em todo o sucesso financeiro que eles possuem em suas vidas.

O filme ganhou o ÓSCAR de Melhor Figurino e a ainda foi nomeado a Melhor Diretor e Melhor roteiro. Com esse trabalho FELLINI ganhou CANNES e diversos outros prêmios.

Minha Nota: 5.4
IMDB: 8.0

Nenhum comentário:

Postar um comentário