domingo, 7 de abril de 2013

O som ao redor - (O som ao redor) - 2012


Primeiro longa de ficção do diretor KLEBER MENDONÇA FILHO de quem eu havia visto até hoje, apenas o seu curta VINIL VERDE (2004). Muito aguardado por fãs dos trabalhos anteriores do diretor, esse O SOM AO REDOR (2012), conta a história da chegada de uma milícia em uma rua de classe média na zona sul do Recife e como a vida de alguns moradores tem suas vidas alteradas. Ao mesmo tempo em que alguns comemoram a tranquilidade trazida pela segurança privada, outros passam por momentos de tensão. Ao mesmo tempo, uma mãe tenta encontrar um modo de lidar com o barulhento cachorro de seu vizinho.

Pelo pouco que acompanhei do trabalho do diretor, eu já esperava a atmosfera que encontrei em sua obra, gerada por cenas que não apenas cumprem a função de contar uma história, mas sim, imprimem em seu espectador, sentimentos que vão dos suspense até mesmo ao medo em alguns momentos. A naturalidade do filme também é algo impressionante. Conquistado com a presença de muitos não atores e de uma utilização do som ambiente, com uma inspiração fantástica, realçando sons que fazem parte de nossas vidas e que aqui, são destacados, mostrando tanto o quanto são importantes positiva e negativamente.

Gostei muito de algumas cenas do filme por sua beleza plástica. Não consigo tirar da cabeça também, a cena da máquina de lavar, que não mostra nada de exagerado, mas consegue ter um erotismo fora de série e tudo isso através do poder de sugestão.

Escrito em 2008, o roteiro de O Som ao Redor foi premiado pelo Fundo Hubert Bals, do Festival de Roterdã, onde o filme fez sua première mundial. O roteiro também foi premiado em editais Filme selecionado para a Mostra competitiva Première Brasil do Festival do Rio 2012.

Minha Nota: 6.2
IMDB: 7.7

Nenhum comentário:

Postar um comentário