sexta-feira, 4 de maio de 2012

Chave de Sarah, A - (Elle s'appelait Sarah) - 2010


Filme do diretor francês até então desconhecido para mim GILLES PAQUET-BRENNER, esse CHAVE DE SARAH, A (2010) conta a história de uma jornalista que parte em uma peregrinação atrás de uma vítima do episódio acontecido na França em 1942, em que centenas de judeus foram confinados em um velódromo durante o início da segunda guerra mundial e das consequências trágicas desse episódio na vida da família dessa vítima.


Utilizando o recurso de hora contar a história através da pequena Sarah e em outro momento através da jornalista que está escrevendo sobre o episódio que envergonhou a história francesa, o filme mostra que o passado é remoto e intrincado, mas a persistência e devoção demonstrada pela personagem de KRISTIN SCOTT THOMAS, que vê a sua vida ligada a história de Sarah, quando está para se mudar para um apartamento onde a menina viveu no ano de 1942. 


Toda a luta para desvendar a história revelam uma mulher que está se refugiando nessa catástrofe, para amenizar e fugir de problemas pessoais pelos quais está passando com seu marido e a sua gravidez. Remexendo no passado, ela traz a tona mesmo sem ter a intenção de fazer isso, pois é motivada apenas por sua curiosidade, um passado que não era revelado aos envolvidos.


Como que por milagre, nos vemos totalmente envolvidos pela história e o diretor consegue emocionar profundamente ao espectador, quando o filme se aproxima de seu final. Uma verdadeira demonstração de como o cinema pode ser fascinante e ao mesmo tempo, cumpre o papel de informar e nos unificar com a história da humanidade.


Minha Nota: 7.2
IMDB: 7.3

Nenhum comentário:

Postar um comentário