quinta-feira, 14 de junho de 2012

Yankee - (Yankee) - 1966


Dentro da minha peregrinação pelo cinema do diretor italiano TINTO BRASS, pude comprovar que ele não iniciou já com o seu estilo erótico logo em seus primeiros trabalhos e é o que acontece nesse YANKEE (1966), quinto longa metragem desse cineasta, que se trata de um trabalho clássico do bom e velho estilo de faroeste americano.

Nele temos a história de um forasteiro que recebe o apelido de Yankee ao chegar a uma desolada cidade na fronteira do Novo México, controlada por um chefão local, mas que vê uma reviravolta acontecer depois da chegada do estranho visitante.

Dos elementos recorrentes dos trabalhos do diretor, vemos apenas a paixão pelos personagens femininos, ou melhor pelo corpo feminino. Sempre que a mulher do bandido abrilhanta a tela, tem um que de erotismo na figura feminina que é muito própria do diretor.

No mais, seu trabalho foca na tensão entre bandido e mocinho, e mais uma coisa fundamental e que agrega um valor considerável a obra, é mostrar tanto o vilão quanto o mocinho, de uma forma forte, com características marcantes, que os tornam memoráveis para seu espectador.

Uma pena a versão que consegui que já está bem deteriorada pelo tempo e que tem um enquadramento muito ruim. Outro fator que me deixou um pouco decepcionado, mas já era de se esperar, é o fato de não ser um grande fã de filmes de faroeste.

Minha Nota: 5.6
IMDB: 5.9

Nenhum comentário:

Postar um comentário