segunda-feira, 12 de novembro de 2012

360 - (360) - 2011


Filme mais recente do diretor paulista FERNANDO MEIRELLES que conta várias histórias, algumas delas entrelaçadas entre si, sobre várias pessoas de diferentes origens sociais, que estão passando por momentos de definição em suas vidas, sejam elas amorosas, ou mesmo profissionais.

Gosto muito da forma com que Fernando Meirelles cuida de certos elementos que escolhe para utilizar em seus filmes. Nesse 360 (2011), ele faz uso de várias coisas interessantes e que me chamaram a atenção. 

Para citar algumas delas. A forma com que ele brinca com o reflexo, mostrando sempre uma inversão da imagem original, com uma perícia que chega a causar certa confusão confortável aos nossos olhos, talvez, para traduzir exatamente a confusão de seus personagens nesses momentos é muito interessante, além disso, me agradou bastante a forma com que ele usa a divisão da tela, na vertical, hora na horizontal, hora em 2 partes ou mesmo 3 ou 4 partes, para mostrar ações paralelas em diferentes locais, o que serviu para alimentar o clima de suspense ou mesmo apenas para mostrar aquele arco dramático de diferentes pontos de vista. A passagem do carro dos russos para dentro do ônibus mostra a preocupação do diretor com a fluidez de sua obra. Além disso, ele usa a mudança do foco de uma forma, que parece interrogar a pessoa em evidência, sempre depois de uma pergunta contundente.

Enfim, uma série de coisas servem para nos mostrar o quão talentoso é esse diretor brasileiro que está cada vez mais conquistando seu espaço em Hollywood. O filme em si, não chega a ser uma obra prima ou mesmo a conquistar o público, acredito eu, por ter um número de personagens exagerados e que causam, uma série de dificuldades para que seu roteiro consiga ser arrebatador. 

O filme recebeu indicação para a categoria de melhor filme no Festival de Londres de Cinema.

Minha Nota: 6.2
IMDB: 5.9

Nenhum comentário:

Postar um comentário