quarta-feira, 14 de novembro de 2012

A Noite dos Mortos-Vivos - (Night of the Living Dead) - 1990


Filme do ator TOM SAVINI em seu primeiro trabalho de direção em longas metragens, ele que já havia atuado em vários filmes de horror na década de 70, 80 e 90 e que é uma refilmagem da obra original de 1968 do fantástico GEORGE A. ROMERO, criador desse gênero que atualmente voltou a ser aclamado com o seriado americano THE WALKING DEAD e que conta sobre um grupo mortos que retornam à vida e começam a aterrorizar um pequeno vilarejo, deixando seus últimos sobreviventes, encurralados em uma casa abandonada.

É interessante que a obra remasterizada da um novo ar para o filme, mas nem isso impede que ele envelheça. Para as gerações mais novas, deve ser muito difícil ver os mortos que estão tão na moda, andando tão vagarosamente, que fica simples demais se livrar das ameaças. Cheguei a lembrar da paródia TODO MUNDO QUASE MORTO (2004) em que seus protagonistas escolhem discos para jogar nos mortos vivos que lhes atacavam, tendo tempo de escolher antes, os títulos a serem jogados nos zumbis.

Voltando para a obra A NOITE DOS MORTOS-VIVOS (1990), o que interessa mesmo e acredito que é o que fez o gênero ser revitalizado tantas vezes desde 1968, é a ideia que permeia a obra. O desespero de não ter uma saída, o término da esperança, fazendo que com os sobreviventes muitas vezes, comecem a deixar aflorar seus instintos de sobrevivência acima de qualquer racionalidade, gerando conflitos entre si que podem ser catastróficos.

Como todo filme de terror, seus personagens caem sempre nos clichês e nas falhas, que nós espectadores já conseguimos antecipar, e que chegam a irritar pessoas que como eu, não são fãs do gênero, mas é impossível não reconhecer a importância dessa obra baseada em um conceito que deixou tantas referencias para tudo que veio depois dela.

Minha Nota: 4.8
IMDB: 6.7

Nenhum comentário:

Postar um comentário