quinta-feira, 15 de novembro de 2012

Boy - (Boy) - 2010


Segundo longa metragem que conta com a direção de TAIKA WIATITI que além de responsável pelo roteiro, interpreta o pai do garoto que da nome ao filme. Passado na costa leste da Nova Zelândia, no ano de 1984, um garoto de 11 anos de idade e fã ardoroso de Michael Jackson, tem a chance de conhecer seu pai, que reapareceu depois de anos, a procura de um tesouro que ele enterrou anos atrás.

O filme tem um aspecto visual interessante e começa com uma história contada pela criança protagonista, que dita um ritmo que agrada bastante a primeira vista, contudo, impossível de ser mantido por muito tempo. E retirando o ritmo que impressiona, o filme cai na categoria desses filmes alternativos que mostram um conflito que é mundial, pais que abandonam os filhos e depois reaparecem, mas visto por uma ótica e por costumes, que não são de nosso convívio, pois tudo acontece com nativos da Nova Zelândia, os maori. 

Uma frase interessante dita em determinado momento da obra, quando o menino pergunta para a amiga se a mãe dela costuma a ganhar nos jogos de azar que ela é viciada, a menina cita a frase dita pela mãe "É melhor arriscar o seu dinheiro em algo grande e ser realmente pobre, do que sentar por aí sendo menos pobre". Uma filosofia um tanto quanto arriscada, mas ao mesmo tempo, a esperança por trás de ganhar, alimenta a alma com sonhos de uma forma tão fácil e imediata, que chega a ser compreensível essa visão por parte de algumas pessoas.

Voltando para BOY (2010), o filme consegue ser um pouco mais do que uma comédia. Apesar de não fazer rir através de piadas, mas de situações, que também não chegam a ser hilárias, o filme consegue mostrar o conflito que se passa com o garoto, que não teve o seu pai presente e se tornou o responsável pelas crianças de sua casa, mas que com o retorno do pai, acaba buscando uma forma de o agradar mas acaba passando a ter os desejos dele, sem perceber que sua vida já tinha tudo que ele precisava para ser feliz.

Minha Nota: 5.0
IMDB: 7.3

Nenhum comentário:

Postar um comentário