quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Na Estrada - (On the road) - 2012



Depois de seu CENTRAL DO BRASIL (1998) e de ter tornado seu talento reconhecido mundialmente, o diretor carioca WALTER SALLES ainda dirigiu filmes de sucesso como ABRIL DESPEDAÇADO (2001) e a produção DIÁRIOS DE MOTOCICLETA (2004) que conta a história da peregrinação do revolucionário Che Guevara pela América, mas para mim, apenas Central do Brasil poderia ser considerada uma obra realmente brilhante.

Nesse NA ESTRADA (2012), um jovem escritor tem sua vida abalada após a morte de seu pai e a chegada de um novo amigo e sua namorada, que tornam sua vida uma eterna viagem pelo país, onde eles encontram pelo caminho, pessoas que lhe acrescentam, cada uma a sua maneira, experiências únicas e memoráveis.

O filme é baseado no livro Pé na estrada de Jack Kerouac que ficou conhecido depois de seu sucesso estrondoso como a bíblia dos hippies. Walter encontra aqui um elemento um tanto comum em suas obras, visto que ele sempre demonstra ter uma certa atração por filmes de viagens, chamados de road movie.

Confesso que não é um tipo de filme que me faz muito a cabeça, o que atrapalha um pouco a minha ligação afetiva com a obra, mas de qualquer forma, não tenho como não reconhecer pontos interessantes e que para mim, são ótimas qualidades que o filme tem. Na verdade, Walter consegue retratar uma cultura que se inicia nessa época, de jovens que queriam mais e assim, começam a tentar descobrir formas de viver totalmente a parte do que é o padrão da sociedade.

O filme conta com as belas KIRSTEN DUNST que interpreta a esposa do andarilho que é o objeto de fascinação central do jovem escritor e com KRISTEN STEWART que faz a esposa de 16 anos que segue a maior parte do tempo, em viagem e participando das principais loucuras que os protagonistas fazem pelo caminho.

Acredito que o filme possa ser melhor apreciado por quem vivenciou essa época ou mesmo conhece a obra do escritor.

Minha Nota: 6.0
IMDB: 6.3

Nenhum comentário:

Postar um comentário