quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Gonzaga: De Pai pra Filho - (Gonzaga: De Pai pra Filho) - 2012


Filme do diretor brasiliense BRENO SILVEIRA responsável por outro ótimo filme sobre astros da música 2 FILHOS DE FRANCISCO - A HISTÓRIA DE ZEZÉ DI CAMARGO & LUCIANO (2005), trás agora a história do maior ícone da música nordestina, que chegou a gravar 200 discos e morreu sobre a alcunha de O rei do Baião Luiz Gonzaga.

Nesse trabalho, GONZAGA: DE PAI PRA FILHO (2012) somos apresentados a história desse músico fantástico e de seu filho, Gonzaguinha e da relação de pai e filho que sempre foi dura e muito distante.

Falando a obra propriamente dita, novamente o diretor nos apresenta um trabalho sensível, que consegue emocionar e alegrar seu público durante toda a projeção, deixando seu espectador incapacitado de não se envolver com a história apresentada. As inserções de fotografias e gravações reais de Luiz Gonzaga são feitas com tanta fluidez que parecem ter sido feitas em conjunto com as filmagens.

Eu particularmente sou um sujeito completamente apaixonado por música, fico completamente fascinado com histórias que contam como uma música foi escrita. Só de ter isso em um filme, meu afeto por ele é praticamente garantido. Isso aconteceu comigo várias vezes, para citar alguns exemplos O GAROTO DE LIVERPOOL (2009), CONTROL (2007) e o próprio 2 FILHOS DE FRANCISCO - A HISTÓRIA DE ZEZÉ DI CAMARGO & LUCIANO (2005).

Além disso, que acho fantástico, mas sei que é uma predileção que é bem particular, o filme emociona. A relação pai e filho que foi moldada em cima de muita mágoa, de um pai ausente, dedicado apenas a seu ofício é tocante. A arte de compreender um ao outro e principalmente perdoar. Breno Silveira toca muito bem nesse assunto, com sua sensibilidade costumeira.

E também o trabalho cuidadoso do diretor com seus atores, consegue nos oferecer um protagonista tão cativante que é interpretado por um músico que não tem formação de ator, selecionado entre mais de 5 mil candidatos para interpretar Luiz Gonzaga. E o roteiro, fantástico, baseado na história desse grande músico, foi concebido após Breno ter seu primeiro contato com a história através de uma caixa de fitas cassetes que ele recebeu, onde o filho entrevistava o pai.

Minha Nota: 8.2
IMDB: 7.1

Nenhum comentário:

Postar um comentário