terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Não - (No) - 2012



Quarto trabalho do diretor chileno PABLO LARRAÍN e que nos conta a história de como aconteceu o referendo em 1988 no Chile, que tinha por objetivo, permitir que Pinochet permanecesse no poder por mais 8 anos ou não.

Em diversos momentos não tive como não ligar a história ao ocorrido aqui mesmo em nosso país, quando depois de perder diversas eleições para a presidência da república, através de uma campanha publicitária ousada conseguiu-se mudar diante dos olhos do povo brasileiro, a figura do então candidato Luiz Inácio Lula da Silva.

É basicamente dessa ótica, que o diretor Larraín nos reconta a história dessa época. Pela visão criativa de um grupo que apesar de sofrido e carente de expor a todo o povo de seu país, as atrocidades cometidas durante o governo dos militares.

GAEL GARCÍA BERNAL está simplesmente fantástico, como é seu costume, no papel do publicitário cabeça da campanha. Com um sotaque característico e a pronúncia das palavras feitas de forma arrastada e quase incompreensível o ator mexicano parece ter nascido naquela nação tamanha a perfeição de seu personagem.

O filme rendeu ao filme a indicação ao Óscar de Melhor Filme Extrangeiro e o prêmio de Melhor Diretor a Pablo no festival de Cannes.


Minha Nota: 6.4
IMDB: 7.6

Nenhum comentário:

Postar um comentário