sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

O Aviador - (The Aviator) - 2004


Com esse, somam-se até hoje, quatro trabalhos do diretor MARTIN SCORSESE com o ator LEONARDO DICAPRIO, os outros foram GANGUES DE NOVA YORK (2002), OS INFILTRADOS (2006) que preciso ver novamente, e ILHA DO MEDO (2010), filme que já me foi indicado diversas vezes e que ainda não consegui terminar.

Esse O AVIADOR (2004) é um filme biográfico, que descreve os primeiros anos do lendário diretor e aviador Howard Hughes, contando suas proezas tanto no universo do cinema quanto da aviação, sempre revolucionando e inovando as áreas onde atuava, conquistando uma série de desafetos que o acompanharam durante toda a sua história, mas ao mesmo tempo, tendo que lidar com o drama pessoal de conviver com o Transtorno Compulsivo Obsessivo.

A história cumpre um dos importantes papéis do cinema que é o de informar através da arte. É fascinante ver personagens que interpretam pessoas que realmente existiram e assim, temos a experiência de imaginar através dos olhos do diretor, como aquelas pessoas que hoje são verdadeiros ícones, se comportavam e levavam suas vidas.

A fantástica beleza de KATE BACKINSALE está representando a mulher que é considerada por várias pessoas, uma das mais lindas da história do cinema, Ava Gardner e é sempre bom ver uma mulher belíssima na tela. Mulheres bonitas não faltavam no convívio do protagonista do filme de Scorsese, que em minha opinião, peca por alguns fatores. Sua duração é exagerada. Acredito um pouco mais de dinamismo na história, seria bastante produtivo para seu resultado final. Outro problema que me incomodou, foi o fato da doença de seu protagonista, não influenciar em uma audiência que transcorreu por três dias, sem que ele sequer tivesse uma recaída. Mas salvo essas pequenas observações, o filme flui bem e até mesmo a presença de DICAPRIO não me incomodou tanto assim.

Vencedor do Óscar de Melhor Atriz Coadjuvante (CATE BLANCHETT), Melhor Edição, Melhor Fotografia, Melhor Direção de Arte e Melhor Figurino, o filme ainda foi indicado em outras seis categorias: Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Ator (LEONARDO DICAPRIO), Melhor Ator Coadjuvante (ALAN ALDA), Melhor Som e Melhor Roteiro Original. Além disso, a obra faturou três Globos de Ouro, nas categorias de Melhor Filme (Drama), Melhor Ator (Drama) (LEONARDO DICAPRIO) e Melhor Trilha Sonora. Além de ter recebido diversos outros prêmios e indicações em festivais pelo mundo.

Minha Nota: 6.8
IMDB: 7.5

Nenhum comentário:

Postar um comentário