segunda-feira, 11 de março de 2013

O Hobbit: Uma Jornada Inesperada - (The Hobbit: An Unexpected Journey) - 2012


Dirigido pelo diretor PETER JACKSON que foi o responsável por colocar na tela a obra prima de J. R. R. TOLKIEN dividindo os livros em três filmes e que agora, nos mostra um filme baseado na obra anterior do escritor O Hobbit.

Nesse O HOBBIT: UMA JORNADA INESPERADA, um jovem e relutante Hobbit, se vê envolvido em um jornada inesperada que irá ajudar um grupo de anões a recuperar seu lar, que foi tomado por um dragão, que dorme sobre o tesouro de seus antepassados.

O filme tem o mesmo DNA dos três O SENHOR DOS ANÉIS, o que por si só, já deve render uma bilheteria considerável, levando em conta o número de fãs pelo mundo, do universo incrível criado para contar essa história maravilhosa, contudo, para quem conhece os livros, talvez se sinta incomodado durante a projeção.

Jackson não segue a narrativa original. Na verdade, eu tive a impressão de que a intensão do diretor, e talvez dos produtores, é criar algo parecido com o que GEORGE LUCAS fez com GUERRA NAS ESTRELAS. Três filmes que contam o que aconteceu antes do SENHOR DOS ANÉIS. Interessante ver também que o projeto sofreu diversos problemas desde a sua idealização até a sua realização, inclusive problemas com racismo.

Existem alguns problemas nessa ideia de contar o que veio antes do SENHOR DOS ANEIS, o principal deles. O livro não trás anões guerreiros, capazes de lutar contra uma orda de orcs ou um grupo de trolls com seus machados e sua fúria no combate. A história não tem nada disso. Mas voltando para a nova história que nos é apresentada, seu visual é tão belo quanto poderia ser com efeitos especiais que nos dão a sensação de que o que estamos vendo é real e faz parte daquele universo fantástico. A trilha sonora que alavancou o épico anterior também está presente, inclusive a presença de Golun, o eterno portador que perde o anel e passa toda a sua existência atrás dele, está presente também, contudo, os personagens são engolidos por essa fórmula de contar histórias desse universo e perdem sua força, o que não quer dizer que não seja um belo filme.

Agora é esperar, o quanto essa esticada que a obra ainda vai ter, com mais dois filmes já encomendados para 2013 e 2014 vai prejudicar ou ajudar no resultado final. O filme recebeu indicação para 3 categorias do Óscar e a outros festivais, dentre elas, Melhor Maquiagem e Efeitos Especiais.

Minha Nota: 7.0
IMDB: 8.2

Nenhum comentário:

Postar um comentário