segunda-feira, 15 de abril de 2013

Apocalypto - (Apocalypto) - 2006



Esse é o quarto longa metragem na direção do do ator americano MEL GIBSON que nos conta a história da vida de uma tribo de índios maias que tem que encarar os progressos instituídos pela modernidade e pela construção de templos, que necessitam de sacrifícios humanos.

Todo o filme é falado em dialeto maia, o que já é uma característica de MEL GIBSON que já havia feito um trabalho todo falado em aramaico. Outro elemento marcante presente em suas obras, é a violência. O sangue jorrando na tela sem artifícios para o esconder em suas cenas. Contudo, além de ser um elemento que pode ser considerado como impactante, na verdade para o diretor, parece ter uma função cenográfica significativa e não o simples fato de impressionar.

Além dos elementos já citados, Gibson consegue uma fotografia fantástica, nos apresentando um povo real aos nossos olhos. Assustador em diversos momentos, causando uma marca visual muito forte, mas tudo que foi dito até aqui, somente serviu para nos presentear com uma obra de uma tensão a muito tempo não vista. Apesar de ser uma história sobre uma civilização encantadora, e ter uma série de símbolos que podem representar a evolução de todas as civilizações que nesse processo, muitas vezes deixam de existir, o filme consegue através de uma história a princípio simples, criar um clima de tensão com momentos brilhantes de cinema.

O filme foi indicado ao Óscar de Melhor Som e Melhor Maquiagem, além de indicado também ao Globo de Ouro de Melhor Filme Estrangeiro.

Minha Nota: 8.2
IMDB: 7.8

Nenhum comentário:

Postar um comentário