segunda-feira, 22 de abril de 2013

Mamá - (Mamá) - 2008


Primeiramente eu tinha uma resistência a escrever sobre animações, querendo destinar o espaço aqui no blog apenas para os comentários sobre filmes, contudo, vi que isso era uma grande besteira, pois a animações a muito deixaram de ser um estilo de obra destinado apenas ao público infantil, ganhando um caráter muito mais importante nos dias de hoje.

Agora estou quebrando uma outra barreira que é a de comentar um tipo de filme que muita gente não leva em conta como obra, mas com a qual eu já tive experiência memoráveis e que sempre gostei de divulgar para qualquer um que eu encontre, os curtas metragens.

E a obra que vai estrear meus comentários no gênero é MAMÁ (2008), do cineasta espanhol ANDRÉS MUSCHIETTI que tem em seu currículo esse curta, que deu origem ao seu primeiro longa metragem de mesmo nome lançado esse ano e um outro curta mais antigo.

O cineasta foi descoberto por nada mais nada menos que GUILHERMO DEL TORO, que não por acaso, resolveu produzir também o longa desse diretor.

É claro que eu cheguei até esse filme, por conta da indicação do eterno AILTON MONTEIRO, que viu o longa metragem, mas não deixou de tecer elogios e me deixar completamente curioso por ver esse curta metragem, que me trouxe uma sensação que a muito eu não sentia. Senti um arrepio na espinha, que eu não sentia a muito tempo.

O filme nos causa uma sensação de terror absoluta, talvez por mexer com o universo infantil, que sempre nos comove e nos remete a época de nossa vida em que mais medos colecionávamos, e faz com que compreendamos as sensações de seus personagens perfeitamente, ou talvez, pela ótima utilização da câmera que torna toda a cena claustrofóbica e em conjunto com os efeitos sonoros, completamente assustadora. E a figura da mãe, mostrada com efeitos especiais que são apoiados pela penumbra, torna tudo mais fantástico e realista. Um primor.

Minha Nota: 8.6
IMDB: 7.1

Nenhum comentário:

Postar um comentário